11 de abr. de 2012

GLS TEEN - CAP. 129



No capítulo anterior...
- Joana aborda Jussara com energia e quer saber por que ela está lhe evitando
- Jussara tenta se esquivar, mas afirma que suas amigas desconfiam que Joana seja lésbica
- Joel afirma que Gilberto está apaixonado por Romero e ele nem faz questão de negar
- Joana evita Célia na saída do Colégio e Jussara conta à mãe que elas se desentenderam
- Lorraine encontra Joana chorando nas escadas do prédio

CAP. 129

JOANA: Me deixe em paz! Você não tem nada a ver com a minha vida!
LORRAINE: O que houve? Você brigou com o namorado... Com a namorada?
JOANA (irritada): Namorada? E eu por acaso tenho de cara de quem tem namorada?
LORRAINE (convicta): Tem. Meu bem, a sua carinha não nega... O seu jeitinho de caminhoneira também não... Desde que você mudou pra esse prédio aqui, desde que eu bati o olho em você, eu sei muito bem de que fruta você gosta...
JOANA: Como você sabe se nem me conhece direito?
LORRAINE: Amadinha, eu tenho o dobro da sua idade. Já vivi de tudo nessa vida... Tem coisas que a gente sabe, só de bater o olho... Aposto que esse chororô todo aí é por causa de alguma chinelinha que não caiu na sua lábia. É ou não é?
JOANA: É por causa de uma amiga sim. A gente era muito chegada e de repente começaram a falar pra ela essas mesmas coisas que você tá dizendo aí: que eu sou sapatão, que eu tô apaixonada por ela...
LORRAINE: Aí ela resolveu se afastar e você tá sofrendo por isso?
JOANA: Isso mesmo...
LORRAINE: Então minha querida, eu sinto muito te informar, mas você tá apaixonada por essa menina...
JOANA: Apaixonada? Ficou maluca? Você nem me conhece direito e já vem falando essas coisas todas?
LORRAINE: É assim mesmo, minha querida, na primeira vez a gente nem percebe... A gente nega, tenta arrumar desculpas, inventa mil e uma justificativas... Mas depois, com o passar do tempo vai chegar à conclusão que era isso mesmo... Olha aqui pra mim (e levanta o seu queixo) Eu tô aqui pra te ajudar, não quero te recriminar por nada não... Confia em mim, se abre. Eu tô tentando ser sua amiga. Aceite a minha ajuda.
JOANA: Eu não sei se é paixão, mas eu sinto muito a falta dela, dos nossos passeios, da nossa amizade. Era tão legal... Aí, de repente, do nada, ela começou a me evitar. E hoje, quando eu forcei a barra pra conversar, ela despejou tudo na minha cara...
LORRAINE: Me diga uma coisa: essa menina é lésbica também, ou ela não tem nenhuma afinidade com o universo L?
JOANA: Que universo L é esse?
LORRAINE: Universo L de Lésbico... Estou querendo perguntar se ela gosta de mulher também...
JOANA: Não, ela vive se derretendo pelos garotos da sala, pelos artistas da TV e da internet...
LORRAINE: Bom, então se a praia dela não é essa, o melhor que você faz é tirar seu timinho de campo... Você vai sofrer um pouco, mas a vida segue em frente. Outras garotas virão, outras paixões... Mas o que você não pode é ficar perdendo o seu tempo com alguma coisa que não tem futuro... Se você quiser, eu posso te indicar lugares aqui em Brasília onde você pode encontrar outras lésbicas. Aqui tem uma ONG muito legal também...
JOANA: Eu agradeço, mas por horas não quero saber de nada disso não...
LORRAINE: Apareça lá no meu apartamento. A gente pode conversar, você pode desabafar comigo, ok? Se eu puder te ajudar... Agora eu preciso ir. Até mais. E vê se para de chorar, porque essa garota não te merece.
JOANA: Valeu!

Airton e Simone conversam sobre Bernardo no quarto.

SIMONE: E aí, qual foi a parada que o papai desistiu de colocar o Bernardo no Exército?
AIRTON: Não sei, o pai não quis comentar nada. Mas pelo que percebi ele tá puto. Alguma o Bernardo aprontou no quartel... Você não soube de nada?
SIMONE: Não. Ouvi uma conversa do papai com a mamãe, mas na hora que cheguei eles mudaram de assunto. Parece que foi coisa cascuda mesmo, porque se fosse coisa simples, eles teriam continuado né?
AIRTON: Certamente...
SIMONE: Mas uma coisa é certa: foi coisa séria, porque eles não estão nem se falando...
AIRTON: Ideia de jerico essa do pai de colocar o Bernardo no Exército. Tava na cara que isso não ia dar certo... O Bernardo é muito delicadinho pra esse negócio de Exército... O que será que pegou lá nessa entrevista?

Quando os dois se viram, Bernardo os está observando, parado na porta.

Continua amanhã...


>>>>>>>>>>>>>>>> 

Você sabia?

Em 1952, quando a Associação Americana de Psiquiatria publicou o seu primeiro Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), a homossexualidade foi incluída como uma desordem. Quase imediatamente, no entanto, que a classificação começou a ser submetida ao escrutínio crítico em matéria de pesquisa financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental. Esse estudo e a pesquisa subsequente falharam em conseguir apresentar qualquer base científica para considerar a homossexualidade como um distúrbio ou anormalidade, ao invés de uma orientação sexual normal e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário