GLS Teen
Webnovela em 200 capítulos
A história de cada um
Gilberto é o filho caçula de uma família de seis irmãos. Filho de Avenor e Catarina, é um jovem simples que estuda e trabalha numa pequena cidadezinha do interior de Minas Gerais. Sua vida mudará drasticamente de rumos quando seu pai flagrá-lo em pleno ato sexual com outro rapaz da mesma idade. Ignorante e preconceituoso, Avenor não hesitará em colocar o filho para fora de casa. Sem destino e sem apoio, Gilberto seguirá para uma cidade maior. Lá conhecerá outros jovens em situação parecida com a sua, fará algumas amizades e alguns desafetos. Descobrirá um universo totalmente diferente do seu, inclusive, no que diz respeito à sexualidade. Conhecerá bares, boates e baladas voltadas para o público LGBT, bem como se apaixonará pela primeira vez. Terá alegrias e muitas decepções. Encontrará amigos verdadeiros que em muito o ajudarão. Por fim conhecerá um rapaz de uma cidade grande, que será muito importante em sua trajetória. Homossexual vivido, viajado pelo mundo e experiente, ensinará muitos segredos para o jovem Gilberto e o ajudará a encontrar um bom caminho para sua vida.
Betina, ou melhor, Bernardo, é filho de Lourdes e Juarez, um coronel do Exército. É irmão de Gerson, Airton e Simone. Desde pequeno já ficara evidenciado que Bernardo não era um menino como os outros da sua idade. Seus gestos e atitudes já deixavam claro que era um garoto sensível, delicado e com fortes pitadas de feminilidade. A diferença é que seus pais, formados e instruídos, não optaram pelo caminho da repressão e do preconceito e sempre tentaram compreender o filho, procurando, inclusive, profissionais especializados para contribuírem na sua formação. Adversidades Bernardo enfrentará fora de casa, principalmente na escola, na vizinhança e, posteriormente, no trabalho. No entanto, quando vir à tona a sua transexualidade, um grande baque se abaterá sobre sua família, que viverá um drama até encontrar a ajuda suficiente para superar esse drama.
Joana é a filha do meio de Vanilda e Tatão (Sebastião), irmã de Renata, Beatriz, Cleiton e Diogo. Desde pequena a garota sempre se interessara pelas companhias masculinas. Amava jogar futebol, empinar pipa, pular muros, para desgosto da sua mãe, que não aceitava a “falta de compostura” da filha. Com a chegada da adolescência, para desespero de Vanilda, esses traços se acentuaram cada vez mais. Joana tomou gosto por roupas masculinas, cabelos curtos e não faz a menor questão de cuidar do corpo. É desprovida de vaidade. Sua situação se complicará ainda mais quando se envolver com más companhias e experimentar álcool e até drogas. De temperamento forte, estará sempre se metendo em brigas e confusões, mesmo que isso lhe cause sérios transtornos. No início da adolescência experimentará relações heterossexuais, mas nunca se sentirá plenamente satisfeita nas suas relações com os rapazes. Sua busca terminará quando experimentar o sexo com outra mulher. Viverá um romance tumultuado com Célia, uma mulher casada e mãe de família. A descoberta dessa relação cusará um grande impacto em sua família.
Bebel, ou melhor, Joaquim, é o filho caçula de Ronaldo e Helena, irmão de Romeu, Lindomar e Rosa. Desde pequena também demonstra fortes traços de homossexualidade. Sofrerá forte repressão por parte da família, até que, não aguentando mais a vida que leva, deixará a escola e fugirá de casa. Ela deixa o Pará, seu estado natal, sonhando com a liberdade no Sudeste do país. Seu objetivo é chegar a São Paulo, onde acredita ser o paraíso das travestis no Brasil. Sem meios para sobrevivência, passará a viver em prostíbulos, sendo explorada por cafetões e cafetinas. Conhecerá todas as dificuldades da vida na rua. Será vítima de diversas formas de violência e se tornará uma pessoa agressiva e violenta, pois é a única forma que terá para se defender. Aprenderá, a duras penas, muitas lições de vida, até encontrar um caminho definitivo para sua conturbada existência.
Esclarecimentos
Apesar do tema sério, a história será tratada de forma leve e didática. O objetivo é traçar um panorama da homossexualidade em suas diferentes vertentes, contribuindo para o esclarecimento de muitas questões e a diminuição do preconceito entre jovens, já que estes serão o futuro da sociedade e terão papel fundamental na formação de futuras gerações.
A maioria das histórias vividas pelos personagens ao longo da trama são inspiradas em situações da vida real. Este autor ouviu diversas pessoas, além de consultar o site do Ministério da Saúde, ABGLT e outras fontes idôneas que tratam desse tema.
Como a internet é um veículo aberto a públicos de todas as faixas etárias, todo o cuidado será tomado com a linguagem adotada evitando-se gírias grosseiras, palavras ofensivas e de baixo calão.
Os personagens centrais dessa história são todos maiores de idade. O “teen” do título refere-se a “eighteen”, ou seja, 18 anos.
Este autor pretende fazer uso de mensagens positivas, como o incentivo ao uso de preservativos, prevenção de DST/AIDS, não uso de drogas, direção responsável, esclarecimentos sobre curiosidades e termos utilizados no universo LGBT, etc. Sempre ao final de cada capítulo será postada uma curiosidade desse universo tão vasto e tão complexo que é o da diversidade sexual.
Nos últimos 15 anos o preconceito contra a homossexualidade tem diminuído sensivelmente, mas, se comparado a países de primeiro mundo, o Brasil ainda tem muito a evoluir. Atualmente somos o primeiro do ranking mundial em crimes de homofobia. Esta webnovela pretende dar sua modestíssima contribuição para mudar esta estatística.